sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CONCEITOS, FAMILIARIDADES E PECULIARIDADES DE: BATE-PAPO (CHAT), LISTA DE DISCUSSÃO E FÓRUM DE DISCUSSÃO

Para a comunicação virtual são utilizadas várias ferramentas como Bate-papo (chat), Lista de discussão e Fórum de discussão:
No Chat, as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador.
Na lista de discussão, um grupo de pessoas é cadastrado em um provedor para receber as mensagens enviadas para essa lista.
Enquanto que, no fórum é um espaço de discussão no qual cada participante, em um certo momento, escreve a sua opinião, em forma de mensagem. Após serem enviadas, as mensagens ficam armazenadas e organizadas na ordem em que são recebidas no provedor de serviço.
1. Bate-papo (Chat)
Para OEIRAS (2000) bate-papo é um programa que permite a comunicação sincrônica entre vários interlocutores. À medida que a tecnologia evolui, novos programas são desenvolvidos com o objetivo de incluir aspectos da comunicação face a face de maneira que a comunicação mediada pelo computador possa ser satisfatória aos seus usuários. Alguns programas, por exemplo, permitem a utilização de câmera virtual e gravação das conversas.
Concorde MEC (2008) é uma ferramenta de comunicação síncrona muito usada, pois possibilita a troca de mensagens de forma bastante ágil, rápida e, na maioria das vezes, breve, em tempo real. As perguntas, respostas ou afirmações dos participantes são exibidas na tela para que todos possam visualizá-las. O Chat pode ser muito útil para tomada de decisões, resolução de problemas, troca de idéias e fortalecimento de laços sociais, pois em tempo real, certifica aos participantes de que a presença social existe, há um outro ser humano do outro lado da tela e com uma interação extremamente dinâmica, o tempo passa despercebido. Por outro lado, mostra-se pouco adequado para atividades que exijam tempo maior para refletir e elaborar idéias, informações e conteúdos mais complexos.
Conforme OEIRAS (2000) o cliente é o programa que o usuário utiliza para se conectar a um servidor disponível na rede e com isso iniciar a comunicação com outras pessoas e, os servidores gerenciam o fluxo de mensagens, mantendo informações sobre o número de usuários, seus endereços eletrônicos e apelidos (nickname), cronologia de enunciados, rotulação discriminada de mensagens particulares e separação de conversas em janelas diferentes. Isto mostra que, dependendo do que se queira comunicar, é necessário que os participantes conheçam alguns comandos que podem variar entre os diversos programas clientes disponíveis.
E como transmite basicamente texto a entonação de uma mensagem é demonstrada usando-se uma seqüência de caracteres tipográficos, tais como: :), ou ^-^ e :-); ou uma imagem (usualmente, pequena), que traduzem ou querem transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial que completam ou suplementam aquilo que se quer dizer, aproximando-se da comunicação oral por meio de emotions ou carinhas (CARacterETAS em português), que inovam a comunicação, ou pelo uso de abreviações como rs (risos) que expressa que o locutor está rindo permitindo representar o não-verbal (OEIRAS, 2000).
2.Lista de discussão
Para Allnet (2008) é um conjunto de "malas diretas" que, utilizando correio eletrônico, trata dos mais diversos temas. A pessoa se inscreve (subscribe) numa lista que trata do assunto que a interessa. Através do correio eletrônico, receberá cópias das mensagens enviadas (submetidas) à lista e poderá também submeter mensagens. Pode-se utilizar uma lista de discussão via e-mail enviado para o endereço da lista, contendo o comando subscribe.
3. Fórum de discussão
É um espaço virtual de discussão onde cada participante escreve sua opinião, sendo que o assunto gira em torno de um tema pré-determinado pelo criador do fórum de debate e discussão, torça de idéias e opiniões. (MEC, 2008). Basicamente possui duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por assunto e a segunda uma divisão desse em tópicos, na qual as mensagens ficam ordenadas decrescentemente por data, da mesma forma que os tópicos ficam ordenados pela data da última postagem (ABNEXO, 2008).
Há três tipos de status de membros conforme ABNEXO (2008):
Ë O usuário tem liberdade para publicar mensagens em tópicos abertos ao debate e respondê-los independentemente de quem os publicou.
Ë O moderador tem a permissão de editar, mover, deletar, adequar o que for necessário na sala de tópicos a que tem permissão de moderação. Na maioria dos fóruns, cada assunto possui um ou mais moderadores que possuem funções diversas que variam de fórum para fórum, mas basicamente eles podem editar mensagens postadas, eliminar publicações, moderar e eliminar tópicos, como também, trocar uma mensagem que foge do assunto (off-topic) e postá-lo no lugar correto e comunicar o usuário, entre outros.
Ë O administrador é o que agrega as funções de administração e configuração do fórum, criação de adequação de novas salas, tem permissão para enviar e-mails em massa, podendo bloquear, suspender ou expulsar outros membros, entre inúmeras outras funções administrativas. Há moderadores com algumas funções de administradores (bloquear usuários) ou administradores com permissões menores que outros.
O sistema permite que no primeiro acesso de um tópico os participantes possam acompanhar mais facilmente a discussão, uma vez que, os fóruns armazenam as mensagens, evitando redundâncias e tornando mais eficientes as retomadas ao tema, com uma discussão pausada, como se fosse interrupta e, permitindo que a escrita das mensagens sejam mais trabalhada, objetivada, diferente das salas de bate-papo onde se trabalha mais instantaneamente ficando mais passível a desvios gramaticais e de raciocínio (ABNEXO, 2008).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ABNEXO. Desenvolvimento de fórum de discussão. Disponível em: . Acesso em 06/11/2008.

Allnet. Glossário. 2008. Disponível em: < p="internet">. Acesso em 06/11/2008.

BESTBEAT. Lista de discussão. 2008. Disponível em: . Acesso em 06/11/2008.

MEC. Debate na rede: bate-papo, lista de discussão e netiqueta. 2008. Disponível em:
<>. Acesso em 06/11/2008.

Oeiras, J.Y.Y.; Rocha, H.V.Uma modalidade de comunicação mediada por computador e suas várias interFACES. Instituto de Computação-UNICAMP. 2000. Disponível em: . Acesso em 06/11/2008.

Nenhum comentário: